Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Um novo olhar para rua XV de novembro


Profa. Carla, academicos Luana, Paulo, Aline, Tatiane, Mariane, Vanessa, Jean e profa. Daniela

Academicos do Curso de Arquitetura e Urbanismos foram convidados pelo SEBRAE a apresentar o resultado dos trabalhos realizados na discinplina de atelier III para um grupo de emrepsários da rua XV de novembro. A apresentação aconteceu no dia 18/10/2011 as 19:30 na sede do SEBRAE em Blumenau com a presença de aproximadamente 20 emrpesários, a apresentação teve como tema “um novo olhar para rua XV de novembro”, o objetivo deste encontro foi sensibilizar e qualificar a discussão sobre uma possível revitalização da rua XV de novembro, projeto que esta sendo discutido entre os lojistas, SEBRAE e prefeitura, e agora com a FURB. O trabalho foi orientado pelas professores da disciplina de atelier III Arq.Carla Cintia Back e Arq.Daniela Pareja.

Para realização deste trabalho formamos um grupo entre os academicos da disciplina de atelier III (atuais e quem já fez a disciplina também), para organizar todo trabalho estudado ao longo dos semestres. Durante a semana acadêmica, SAU, realizamos uma oficina de idéias no período da noite no Galpão tendo como tema “Um Novo Olhar para a Rua XV”. Tivemos a participaçÃo de alguns professores e pessoas da comunidade lojistas da rua xv. Durante as atividades da oficina foi possivel aprofundar o entendimento sobre as potencialidades e desafios para o rua XV, o objetivo foi perceber os diferentes olhares e entender o significado da rua hoje e o que poderiamos resgatar.

O material apresentado aos empresários foi pautado nos conceitos de mobilidade, requalificação dos espaços coletivos, mudança de uso do solo, turismo, lazer e meio ambiente. Esses temas foram amplamente discutidos com os empresários durante a reunião, ficando clara a necessidade de uma ação ampla e integrada com objetivo de criar uma nova dinamica a rua.

Para os acedemicos foi uma oportunidade especial de enfrentamento com uma demanda concreta de nossa cidade. Esta experiência afirma os objetivos das disciplinas de aterlies do curso de arquitetura e urbanismo que é aproximar o processo de aprendizagem a problemas reais possibilitanto uma troca saudável entre a academia e a sociedade.

Profa. Arq. Daniela Pareja








Nenhum comentário: