Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

RECUPERAR IMOVEIS É UMA ATITUDE SAUDÁVEL!

Muitas vezes os imóveis mais antigos tem características que os novos não trazem mais, como a amplitude do pé direito, localização na cidade, áreas de cozinha com depósito, varandas, sem falar no valor afetivo que muitos imoveis trazem. Como diria o poeta Mario Quintana

Arquitetura funcional
Não gosto da arquitetura nova
Porque a arquitetura nova não faz casas velhas.
Não gosto das casas novas
Porque as casas novas não têm fantasmas.
E, quando digo fantasmas, não quero dizer essas assombrações vulgares
Que andam por aí...
É não-sei-quê de mais sutil
Nessas velhas, velhas casas,
Como, em nós, a presença invisível da alma...


É para falar da alma da casa que decidimos escrever esse post, para discutir a importância de se preservar e recuperar os imóveis, independente de sua época é uma atitude coerente e sustentável. Estamos certos dessa tendência, como uma alternativa sustentável para nossas cidades, temos muitas regiões da cidade, abandonadas a espera de um resignificado. Essa é uma demanda que vem crescendo e sinalizando boas possibilidades de mudar a cidade.

Recuperar imóveis, sempre foi uma grande paixão para nos aqui do estúdio, nosso primeiro projeto foi uma reforma, em Pomerode. Uma casa térrea com problemas sérios de infiltração, ventilação e distribuição dos espaços, na época foi um grande desafio, pois a obra tinha que ser extremamente planejada, tínhamos pouco tempo e a verba era curta, o planejamento e a discussão com os moradores sobre as novas necessidades da casa foram fundamentais para o sucesso da obra.

Depois desse projeto em Pomerode vieram vários outros projetos de residências, comerciais e edifícios multifamiliares, sinalizando que a reforma quando bem planejada trás muitas vantagens. É importante antes de iniciar o trabalho avaliar tecnicamente as condições estruturais da obra e a viabilidade econômica, mas na maioria das vezes vale a pena reformar.


 Hoje atendemos uma grande demanda de condomínios e edifícios multifamiliares um exemplo é o Ed. Paradise veja as fotos do antes e depois, apartamentos antigos, residências, área de festas.

                Antes

                  Depois 

Preparamos uma sequencia de imagens da reforma de uma área de lazer em Blumenau, veja as fotos do antes de depois!


                                         

                                      

                                      
                                     

                                     

                                                  
                                                   

Existem vários níveis de intervenção, quando se fala em recuperação de imoveis, podemos partir de uma simples revitalização de fachada, reforma na estrutura e layout interno, até a restauração de um patrimônio histórico com todo o seu rigor e limitações técnicas. Existe uma tendência que vem sendo muito utilizado nos Estados Unidos e Europa, devido a escassez de novas áreas na cidade, que é o retrofit que significa reconversão, tem origem nas expressões latina retro (movimentar-se para trás) e inglesa fit adaptação, ajuste. Aplica-se a edifícios antigos, com ou sem valor histórico, bem localizados em regiões degradas da cidade trazendo um novo uso utilizando-se de alta tecnologia.

Recentemente firmamos uma parceria com o estúdio da arquiteta Clelia Peifer de Florianópolis, especialíssima em arquitetura comercial, para desenvolvermos nossa primeira obra de RETrOFIT – o Bar em Cena na travessa cultural em Florianópolis. Mas como temos como princípio a cooperação, queremos dividir essa experiência com vcs, então essa é uma história que vamos contar mais detalhadamente no post

“DIÁLOGOS SOBRE UM RETROFIT: A CONSTRUÇÃO DO BAR EM CENA...”









                                             










Nenhum comentário: