Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Felicidade de morar com identidade...






A casa é o espelho da identidade, ninho, proteção é refúgio, zona de conforto. Tema complexo quando tentamos traduzir isso tudo em espaço e principalmente diante de um novo ritmo de vida, cada vez mais acelerado, virtual e isolado. Dilemas contemporâneos que exigem da arquitetura novas respostas. Novos métodos de leitura de comportamento uma nova forma de traduzir a vida em espaços. Como desvendar no isolamento do dia a dia, novas formas de estimular o convívio social, as trocas o encontro, a verdade das coisas a identidade?
Inovar na forma de projetar espaços para morar, é responder essas perguntas em várias escalas, desde a intimidade da casa até a praça a rua a cidade, tudo parece que precisa ser revisto, e a palavra chave é IDENTIDADE, não cabemos mais em regras, estilos ou modismos.

As Familias estão mudando, veja esse quadro publicado na revista Planeta

                           http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/468/artigo236355-1.htm.

A forma de trabalhar, de comer de se relacionar enfim, novos sinais de comportamento apontam a necessidade de uma revisão, um novo olhar para a vida e com isso uma nova possibilidade de tradução para a arquitetura.
É uma tarefa complexa, mas em pequenos detalhes vamos experimentando algumas possibilidades. A cada lançamento é possivel avançar na inovação, os próximos empreendimentos projetados pelo estúdio traz varios detalhes que expressam os resultados dessa pesquisa, espaços coletivos com novos interesses, apartamentos com plantas diferenciadas, acabamentos mais sustentáveis, novas tecnologias, além de trazer uma nova forma de comunicação com consumidor inovando também na forma de adquirir o imóvel.

Enquanto os empreendimentos estão sendo finalizados resolvemos dividir alguns sinais que percebemos durante a pesquisa de comportamento para elaborar os projetos. Partimos da seguinte pergunta, quais são os sinais que a casa pode dar para você ser feliz?

QUE TENHA ESPAÇO ONDE SEJA POSSÍVEL CUIDAR DAS COISAS.

QUE TRAGA CONFORTO EMOCIONAL COM AMBIENTES QUE SEJAM ACOLHEDORES, ESTIMULANTES E INTERATIVO.

QUE PERMITA A CONEXÃO COM A NATUREZA, FICAR EM SILENCIO, APRENDER, ESPERAR.

ESPAÇO DE TROCA E ENCONTRO

RESGATAR A MEMÓRIA, DESIGN DO AFETO

USO DA COR

NOVOS ESTÍMULOS, NOVOS HÁBITOS

QUE SE CONECTE COM A CIDADE, COM O VIZINHO.

QUE SEJA CONFORTÁVEL DE USAR, PRÁTICO, ILUMINADA, VENTILADA E FLEXÍVEL.

UM LUGAR ONDE SEJA POSSÍVEL APRENDER SOZINHO E EM GRUPO.

QUE SEJA DIVERTIDO.

QUE INSPIRE GENTILEZA.

Depois fomos em busca de algumas referencias visuais, de ambientes que expressem a identidade o jeito de morar. Ambiências originais. Selecionamos algumas imagens da revista Vogue ed. de outubro 2011.


                                      

                                      
                          http://casavogue.globo.com/interiores/a-casa-selvagem-do-chef-alex-atala/

                                      

                                       
                            http://casavogue.globo.com/arquitetura/casa-no-rj-e-projeto-de-zanine-caldas/

                                       

                                      
                           http://casavogue.globo.com/interiores/a-casa-oficina-de-ara-vartanian-e-sabrina/ 

                                       

  


                                      

                                     

                                      
                             http://casavogue.globo.com/interiores/por-dentro-da-casa-de-isabela-capeto-no-rio/

Selecionamos alguns links de alguns eventos, arquitetos, designers que estão em busca dessa nova leitura e significado para arquitetura.

Veja o vídeo do seminário da revista casa e jardim "a felicidade mora aqui" -

O trabalho do nosso querido designer Marcelo Rosenbaun , que além de trabalhar focado na valorização da cultura faz um trabalho social belíssimo. Levando Design e arqutietura para uma camada da população que nào tem acesso a isso. Acreditamos nisso também, por isso estamos focados em melhorar os empreendimentos do programa minha casa minha vida. Como é o exemplo do Residencial Baden Baden da RR incorporadora. 

Em novembro teremos um evento super especial na Orbitato - Identidade e cotidiano: dialogos criativos com estilista Ronaldo Fraga e Marcelo Rosenbaun.

Guto Requena 

Quando nos propomos ser um estúdio de arquitetura em busca de inovação, a maior dúvida foi entender qual seria o caminho metodológico para isso, ao longo desse ano fizemos um mergulho profundo, pesquisamos novas tecnologias, comportamento, acabamentos,  revisamos muita coisa no processo de desenvolvimento do projeto arquitetonico  e a cada dia ficam mais claras as possibilidades de materializar algumas mudanças. São passos pequenos, mudanças simples mas que no conjunto somam o diferencial dos empreendimentos. Isso tudo só é possível porque temos parceiros que pensam e se preocupam com o mesmo tema. Também querem inovar e se diferenciar num mercado imobiliário carente de soluções eficientes. Juntos, a cada passo vamos mudando  a cidade!

Equipe Estúdio terra

Um comentário:

Unknown disse...

Dani, parabéns,ficaram lindas as matérias e a nossa revista, tenho muito orgulho de ser seu sócio e amigo, obrigado e abração
chris