Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

FALTA UM PLANO DE ARBORIZAÇÃO PARA BLUMENAU!

Matéria publicada no Jornal de Santa Catarina do dia 26 de julho de 2011, p. 11, matéria de capa sobre o corte de árvores indiscriminado em Blumenau.


" É hipocrisia as pessoas se apegarem ao corte de uma árvore de forma isolada se o município não tem um plano de arborização urbana. Profissionais habilitados deveriam propor e estabelecer um plano para transformar a cidade numa referência em paisagem urbana. A questão é importante para mobilizar a população a perceber a importância de preservar a vegetação e fazê-la interagir com o espaço ocupado. Tendo um planejamento, não há problema remover árvores desde que não tenham valor histórico ou ambiental relevantes, ou não sejam nativas da região. O problema é que hoje a remoção ou plantio é feito aleatoriamente. As árvores no espaço da cidade são importantes para ajudar a equalizar o microclima, fazer sobra para pedestres e ciclistas e compor o ambiente natural com o artificial. Se hoje perdemos  nossas árvores é reflexo justamente dessa falta de planejamento, que poderia englobar a conscientização das pessoas para o manejo correto da vegetação.


Arquiteto e Urbanista Christian Krambeck, mestre em arquitetura e urbanismo e arquiteto do Estúdio Terra Arquitetura www.terra.arq.br 

2 comentários:

Marcos Maes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Maes disse...

O poder público é mestre na omissão, e com a FAEMA não é diferente, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Blumenau se transformou num orgão de fachada vemos inúmeros crimes ambientais, causados principalmente por grandes empreendimentos imobiliários, que possuem o aval da FAEMA. No TAC assinado pela prefeitura, protelado pelo MP, esta se compremete a num prazo de 180 dias apresentar um plano de arborização para a cidade toda, lá se vai um ano e nada foi feito.
A FAEMA passou de defensora do meio ambiente para defensora de interesses particulares.